ESTADO
DO RIO GRANDE DO NORTE
CURSO
A DISTÂNCIA DA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
MÓDULO:
CONTROLE SOCIAL E CONSELHEIRO
TÍTULO
A
IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO APRENDIZAGEM
CURSISTAS:
· Cleanubia
Pinto Lucena
· Maria
Irismar Costa Rêgo
· Maria
de Fátima Valeria
TUTORA: CLÉDINA MAFALDO DE
A. FERNANDES
RIACHO
DA CRUZ-RN
1 – INTRUDUÇÃO
O Governo federal, através do Ministério da Educação,
desenvolve diferentes programas, projetos e ações educacionais, contribuindo
assim para uma melhora nas Políticas Publicas, as quais evoluíram positivamente
nos últimos anos.
O Governo Federal, também tem feito através do Ministério
da Educação uma campanha defendendo o aumento de gastos com o setor educacional
em todo o Brasil, para que este chegue a 6% do PIB ao ano; considerando este
fato positivo.
O papel do FNDE, em relação a Educação , é levar recursos
financeiros para dentro da escola, também propiciar formação cidadã à
Comunidade Escolar, entre outros.
O controle social, entendido como a participação do
cidadão na gestão pública, é um mecanismo de prevenção da corrupção e de
fortalecimento da cidadania. No Brasil, a preocupação em se estabelecer um
controle social forte e atuante torna-se ainda maior, em razão da sua extensão
territorial e do grande numero de municípios que possui.
Assim, o controle social revela-se como complemento
indispensável ao controle institucional, exercido pelos órgãos fiscalizadores.
Para que os cidadãos possam desempenhá-lo de maneira eficaz, é necessário quem
sejam mobilizados e recebem orientações sobre como podem ser fiscais dos gastos
públicos.
É constituído por um colegiado, representado por membros
da sociedade envolvidos nas atividades de educação. Elabora o seu próprio
regimento interno, disciplinando a sua organização adaptada á realidade do
município. Possui autonomia, pois não há subordinação é não está vinculada a
administração pública. O mandato pode ser ate 2 anos, com autorização renovada
por igual período. O ato legal, do poder executivo equivalente, estabelece o
período de duração. O presidente dos conselhos será eleito por seus pares em
reunião do colegiado. Em nosso município a atuação do FNDE, é muito boa
escolhemos o programa PLND, para fazermos nossas considerações, por considerar
um programa de suma importância para o processo ensino aprendizagem. Pois
delibera tempo para o aluno, isto é ele não perde tempo copiando conteúdos e
sem dispor de mais tempo para estudos.
2 – ANÁLISE DE DADOS
Acreditamos que esse programa é muito bom, mas segundo
nossa pesquisa contamos que existem falhas. No que se refere a quantidade,
talvez pensar uma maneira de ter a base de calculo feita após as matriculas do
ano letivo em questão para que não falte nem sobre exemplares de livros
didáticos em turmas e escolas específicas. Conforme constatamos com alguns
professores em algumas escolas de nosso município, há no certo descontentamento
no que se refere às editoras, pois alguns não condizem com os conteúdos
programáticos. No que se refere a escolha do livro didático pelo professor não
faz uma analise detalhada, na maioria das vezes o professor reclama que o livro
não é bom, mas não assumi que foi sua própria escolha; e acaba não fazendo uso
do livro, e o aluno acumulando peso na mochila.
3 – PROPOSTA DE SOLUÇÃO
Os problemas detectados poderão ser solucionados desde
que exista uma parceria entre as escolas do município para juntos escolherem os
mesmos livros didáticos, assim se em uma escola faltar alguns e outras sobrar
podem suprir as necessidades uma da outra. As escolas deveram cobrar mais das
editoras material de qualidade, e que antes de serem repassados para as escolas
seja feito uma analise detalhada para a correção das possíveis falhas e que sejam
compatíveis com cada região. Para que o livro seja utilizado com êxito e como
um recurso didático indissociável a pratica pedagógica do professor, é preciso
que ele saiba fazer a sua escolha com profissionalismo, competência e
responsabilidade.
4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS
É certo que o livro didático apresenta ganhos para os
pais, assim com a organização que outras etapas do PNLD foram conquistando em
decorrência da consolidação efetiva do programa, pois a aquisição e a
distribuição, universal é gratuito, de livros didáticos para os alunos das
escolas publicas do ensino fundamental brasileiro e para assegurar a qualidade
dos livros a serem adquiridos, o programa desenvolve um processo de avaliação
pedagógica. Mas infelizmente ainda apresenta algumas falhas que poderão ser
corrigidas, pois são simples e que não compromete o ensino aprendizagem e nem tão pouco o programa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário