Objetivos:
- Reconhecer as principais características dos mamíferos;
- Identificar os mamíferos terrestres, aquáticos e os que voam;
- Reconhecer que os mamíferos quando crescem comem alimentos diferentes;
Conteúdo:
- Animais Mamíferos;
Tempo Estimado:
- Duas aulas (1 h e 40 min);
Material Necessário:
- Livros, revistas, cartolina, coleção hidracor, cola, tesoura, quadro, giz, fita gomada, folhas de papel A4, uma caixa, computador com internet;
- Fazer os alunos relembrarem o conceito de animais vertebrados e invertebrados;
- Promover uma brincadeira entre os alunos utilizando pedações de papel com figuras de animais mamíferos. Divide-se a turma em grupos, soteia-se entre os grupos as figuras e pede a cada grupo que apresente o animal através de mímicas e os outros grupos tentam descobrir o nome do animal. Ganhará o jogo o grupo que fizer mais pontos.
- Montar um mural com as figuras sorteadas;
- Perguntar aos alunos o que os animais do cartaz têm em comum, e relacionar no quadro negro, em seguida fazer a exposição das caracteristicas dos mamíferos, partindo do conhecimento prévio do educando;
- Apresentação e exploração de um cartaz com diferentes animais mamíferos para a identificação dos que vivem na terra, na água e os que voam;
- Distribuir pedaços de papel e pedir que os alunos escrevam do jeito que souberem o nome dos animais apresentados no cartaz;
- Dividir a turma em três grupos, distribuir material e pedir que cada grupo faça um cartaz. Cada grupo recorta e cola figuras de animais que comem o mesmo tipo de alimento.
Grupo A: Mamíferos que só comem vegetais;
Grupo B: Mamíferos que comem vegetais e animais;
Grupo C: Mamíferos que só comem animais;
- Relacionar no quadro o nome de animais conhecidos pelas crianças;
- Distribuir a atividade abaixo e pedir que os alunos relacionem os animais ao alimento que comem;
OBS: (No final da Matéria)
Avaliação:
Durante o processo de ensino aprendizagem no trabalho com o conteúdo foco, o educando será avaliado através da observação do desempenho nas atividades realizadas, orais e escritas.
Na observação deve-se perceber o graus de interesse, curiosidade e participação. Através das atividades orais e escritas acompanha-se os avanços e as dificuldades em relação ao conteúdo estudado;
Web Quest:
No Laboratório de informática os professores guiarão os alunos na navegação pela internet, ajudando os mesmos a acessarem o Blog do Professor, no caso, o http://ticsfatimavarelia.blogspot.com/, em seguida, na matéria publicada sobre Animais Mamíferos, de acordo com o que já vem sendo trabalhado em Sala de Aula com enfoque no conteúdo, os alunos deverão escrever o Nome do Animal Correspondente ao seu grupo, conforme o Quadro abaixo. Os alunos postarão comentários com os nomes doas animais e para isso se identificarão.
ANIMAIS MAMÍFEROS | ||
ALIMENTAM-SE SÓ DE CARNE | ALIMENTAM-SE SÓ DE VEGETAIS | ALIMENTAM-SE DE CARNE E DE VEGETAIS |
LEÃO
ResponderExcluirVACA
HOMEM
LEÃO
ResponderExcluirVACA
HOMEM
GATO
ResponderExcluirVACA
GALO
LEÃO
ResponderExcluirVEADO
HOMEM
LEÃO
ResponderExcluirVIADO
HOMEM
LEÃO
ResponderExcluirVACA
GALO
GATO
ResponderExcluirVACA
GALO
LEÃO
ResponderExcluirVACA
HOMEM
RAPOSA
ResponderExcluirVACA
HOMEM
LEÃO
ResponderExcluirELEFANTE
MACACO
LEÃO
ResponderExcluirVACA
GALO