terça-feira, 29 de novembro de 2011

SOCIEDADE, ESCOLA E PARTICIPAÇÃO

       A escola é uma instituição social construída e constituída com objetivos explícitos: o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos, por meio da aprendizagem de conteúdos (conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes e valores), para tornarem-se cidadãos participativos na sociedades cheia de contradições em que vivem. É como afirma Donald (2000, p. 65):


                              Ser um cidadão em uma democracia liberal moderna, por exemplo, significa tanto ser membro da comunidade imaginada da nação quanto ser ético autoconsciente e automonitorado. Mas o status pedagógico do primeiro (sua pretensão a dizer quem  você é) é sempre colocado em dúvida pela performatividade do último (que exige que você seja o autor de seus próprios enunciados e de suas próprias ações).


     Em outras palavras, Donald proclama a difícil tarefa entre dizer e ser realmente cidadão participativo. Esse é um dos importantes significados formativos atribuídos à escola  à educação. Porém, cabe alguns questionarios: será que a escola tem conseguido firma-se nesse objetivo? Será que a escola pós-moderna compreende-se nesse papel? E o professor se vê com alguma participação nisso?
Sendo assim, a afirmação de Mellouki e Gauthier (2004, p. 540) é esclarecedora:


                          A cultura fornece não só o material, os utensílios (conhecimentos, sistemas de símbolos, de gestos e de signos, entre os quais a linguagem) e as finalidades, mas por vezes também os modelos (o que é bom cidadão, um cientista, um médico, um professor, um homem, uma mulher, um pai ou uma mãe etc.) ou os esquemas de construção da relação. Ela permite definir, elaborar ou modificar a relação consigo mesmo, com os outros e com o mundo.


       A soma dos questionamentos realizados e a percepção dos autores indicados devem servir-nos de referencial para uma auto-avaliação.Necessitamos repensar nossas práticas  ainda dentro da sala de aula como professores em formação e, não apenas quando já formos profissionais da área de educação.

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